Planejamento Financeiro: por que e como fazer o seu dinheiro render mais

Tempo de leitura: 4 minutos

O planejamento financeiro é o processo de organização das finanças pessoais considerando sua situação financeira atual, objetivos e estratégias para alcançá-los. O que você sabe a respeito?

Quando a gente fala de forma simples e direta o que é esse planejamento, pode até parecer meio óbvia a sua importância. Entretanto, para quem está começando, contabilizar e analisar despesas pode ser desafiador. Elaborar estratégias para fazer o dinheiro render, então…

Eu entendo essas dificuldades e é justamente por isso que quero ajudar você a superá-las para ter controle das próprias finanças. Vamos lá?

Qual a importância do planejamento financeiro?

Uma das regras básicas de finanças é não gastar mais do que se ganha. Para algumas pessoas, isso é um verdadeiro desafio, mas para outras a dificuldade pode ser um mero reflexo da falta de planejamento.

Com isso, o planejamento financeiro é importante para que você tenha controle de seus gastos, o que significa valorizar mais o seu dinheiro.

Sem qualquer tipo de controle ou estratégia, muita gente deixa de realizar sonhos por descartar a ideia de que pode sim conseguir juntar o dinheiro necessário.

Assim sendo, o planejamento financeiro é importante para que você transforme seus desejos em realidade sem precisar cometer loucuras.

Ainda, com a Reforma Previdência impactando a aposentadoria, ampliar seu entendimento sobre finanças é fundamental para assegurar seu futuro.

Planejamento financeiro para sua empresa

Sempre tento ajudar você a cuidar melhor de suas finanças, mas também penso na possibilidade de você ter um negócio próprio e estar focada no planejamento financeiro de sua empresa.

Quanto a isso, de forma simplificada, o que você precisa saber é que os passos básicos são comuns ao do planejamento pessoal: fazer um levantamento da situação atual, definir metas e elaborar estratégias ou criar um plano de ação.

A principal diferença é que, considerando um cenário empresarial, é ainda mais fundamental pensar em uma gestão orçamentária anual e não apenas mensal e considerar cenários alternativos que podem impactar as finanças.

Como fazer o seu planejamento financeiro

É bastante comum recorrer à planilhas para fazer um planejamento financeiro, mas também pode buscar aplicativos especialmente desenvolvidos para ajudar você a organizar suas finanças.

Escolha a ferramenta que for mais adequada para você considerando que o planejamento vai precisar fazer parte do seu dia a dia para que dê certo.

Passos para montar o seu planejamento financeiro

Com isso, vamos aos passos para que você monte seu planejamento financeiro e faça seu dinheiro render mais:

1. Defina em metas quais são seus objetivos

Ter mais dinheiro ao final do mês é muito vago e costuma ser uma ideia pouco eficaz para quem quer fazer o dinheiro render mais. Então esclareça: é uma viagem? É um carro? Um curso?

Seja o que for, lembre-se de definir metas e de colocá-las em locais estratégicos para que não sejam esquecidas e, assim, você mantenha seu foco e compromisso;

2. Recorra a uma planilha de gastos

Use a planilha de gastos ou outra ferramenta que lhe permita saber tudo ― sim, TUDO ― o que você gasta a cada mês.

Seu controle deve registrar desde contas fixas àquele chiclete que você comprou despretensiosamente na padaria. A ideia é fazer uma análise para entender quais são seus padrões de consumo, para onde seu dinheiro vai e descobrir como poupar;

3. Coloque sua vida financeira em ordem

Se, ao fazer o controle de gastos, você perceber que está gastando bem mais do que devia ou até gastando mais do que ganha, vai precisar se reorganizar. Identifique gastos supérfluos que podem ser eliminados e, caso tenha dívidas, foque em quitá-las o quanto antes.

Tenha em mente que pode ser mais fácil diminuir gastos fixos como energia, telefone e internet. Algo que pode ser feito adotando uma rotina mais consciente de consumo ou, quando possível, optando por um plano ou prestadora de serviço mais barata;

4. Aprenda a poupar dinheiro

Ao pensar no que pode ser feito para colocar a vida financeira em ordem, você provavelmente vai identificar os caminhos para poupar dinheiro. Em todo caso, vai uma dica: evite cortar tudo de bom que faz parte do seu dia a dia.

Reduzir gastos com lazer e com compras desnecessárias é sempre uma boa estratégia, mas é preciso moderação. Afinal, o planejamento financeiro não tem por objetivo tornar sua vida chata a ponto de fazer você desistir de poupar, ok?;

5. Aprenda a investir dinheiro

Por fim, você precisa aprender a investir seu dinheiro para fazê-lo render. Para isso, você pode fazer buscas pela internet, cursos on-line ou simplesmente aproveitar que já está aqui no Cuide de Sua Bolsa e ler outros posts do blog. 

Tenho vários conteúdos que vão ajudar você a aprender sobre investimentos e tomar suas decisões de forma segura e consciente.

Montar um planejamento financeiro é algo que começa com ações simples, ainda que um pouco trabalhosas, de definir metas e anotar gastos e receitas. A partir disso, o mais importante é partir para a ação para poupar e fazer o dinheiro render mais.

Gostou do conteúdo e precisa de mais dicas? Confira minhas 10 dicas para controlar seu o dinheiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *