Tempo de leitura: 4 minutos
Você está aí, se esforçando para cuidar melhor de suas finanças e fazer o dinheiro trabalhar por você, mas tem sofrido um pouco com o “economiquês”? Fica sem saber, por exemplo, qual a diferença entre passivo e ativo financeiro?
Pode ficar despreocupada porque ter esse tipo de dúvida é super natural e, neste post, vou ajudar você a entender o que esses e alguns outros termos significam. Confira!
O que e quais são os passivos?
Para explicar qual a diferença entre passivo e ativo financeiro, tenho que começar apresentando cada um dos termos, separadamente.
Passivos financeiros são bens que você possui e que geram algum tipo de custo.
Sua casa ou apartamento, por exemplo, gera custos com água, luz, manutenção e outros. O mesmo vale para um carro que tem gastos com combustível, seguro, e impostos.
Com isso, logo você entenderá que o ideal é ter um equilíbrio entre passivos e ativos, tendo mais ativos. Do contrário, aquilo o que gera gasto vai consumir toda a sua renda e você não terá dinheiro disponível.
O que e quais são os ativos?
Por sua vez, ativos financeiros são todos os bens e posses que você tem que podem ser capitalizados, ou seja, que podem gerar dinheiro extra.
Digo extra porque se você compra uma roupa e depois decide vendê-la, você vai fazer algum dinheiro com essa venda, mas o valor vai ser menor do que o que você pagou quando fez a compra. Roupa, inclusive, é um exemplo de passivo financeiro.
Para que você tenha uma ideia mais clara sobre o ativo financeiro, quando você investe em CDB é como se estivesse emprestando dinheiro ao banco. Eventualmente, este dinheiro será devolvido a você, com um acréscimo em juros, que também chamamos de rendimento.
O juros é a renda extra que o ativo em questão gera. Conseguiu compreender a ideia? O mesmo vale para ações, títulos públicos e outros investimentos.
Ainda, se você tem uma casa e a aluga para outras pessoas, este é um bem que pode ser visto como um ativo e não como um passivo. Com isso, uma forma de complementar o entendimento da diferença entre passivo e ativo financeiro é avaliar se aquele bem gera custo ou renda.
Quais são os passivos circulantes e não circulantes?
Os passivos circulantes são todos os custos que você tem para pagar em um curto espaço de tempo. Podemos incluir na lista suas contas mensais básicas de água, luz etc. e até mesmo serviços como a Netflix ou outro streaming.
Se você está financiando a compra de um imóvel ou de outro bem, as parcelas pagas mensalmente também são passivos circulantes.
Por sua vez, os passivos não circulantes são custos que você tem a pagar no longo prazo. Caso tenha feito um empréstimo pode ter 180 dias para começar a quitar a dívida com o banco, por exemplo.
Quais são os ativos circulantes e não circulantes?
Com o que expliquei até aqui, imagino que a diferença entre passivo e ativo financeiro esteja cada vez mais clara.
Para complementar, entenda ainda que um ativo circulante é o bem que gera renda em pouco tempo. Se você aluga um espaço residencial ou comercial, por exemplo, recebe o valor do aluguel todo mês como ativo circulante.
Por outro lado, um ativo não circulante é aquele que demora um tempo maior para ser convertido em renda. Em geral, investimentos como já mencionado CDB entram nesta categoria porque não dão retorno tão rápido a quem os compra.
O que é liquidez corrente?
Outra forma diferenciar melhor os ativos circulantes dos não circulantes é pensar que os circulantes têm uma liquidez maior. Sendo que liquidez é a velocidade com que um ativo se transforma em dinheiro.
Isso nos leva a falar em liquidez corrente, um conceito fundamental que leva a compreensão da diferença entre passivo e ativo financeiro a um nível que realmente pode ajudar você com suas finanças.
A liquidez corrente é a razão entre o ativo circulante e o passivo circulante. Trata-se de um indicador que pode ser calculado para que você busque uma situação de equilíbrio ideal para alcançar seus objetivos.
Fórmula: ativo circulante / passivo circulante = indicador
O valor ideal a ser atribuído a este índice pode variar de acordo com as expectativas. Há, porém, um mínimo ideal em que o indicador é igual a 1.
Vale saber que um indicador maior do que um deve ser sua meta. Benjamin Graham, autor do livro O investidor inteligente, orienta que investidores devem buscar uma liquidez corrente mínima de 1,5 ou 2.
Com isso, se seu objetivo é conseguir investir e não somente manter suas finanças organizadas, precisa organizar seus passivos e ativos para conhecer sua realidade. É só a partir disso que você conseguirá se organizar, poupar e planejar como fazer seu dinheiro trabalhar por você!
Viu como é importante buscar formas de romper a barreira do “economiquês” e entender questões como a diferença entre passivo e ativo financeiro?Continue aprendendo para cuidar cada vez melhor de suas finanças: assine a newsletter do Cuide de Sua Bolsa!