O que é LCI e LCA e com investir?

Tempo de leitura: 4 minutos

Você sabe o que é LCI e LCA? São investimentos em renda fixa livres de Imposto de Renda e que tendem a garantir retornos superiores que a poupança e, por isso, atraem a atenção de muita gente.

Neste post, vou ajudar você a conhecer melhor esses investimentos e saber como e quando aplicar seu dinheiro em LCI e em LCA. Vamos lá?

O que é LCI e como funciona?

A sigla LCI significa Letra de Crédito Imobiliário e representa títulos lastreados em créditos imobiliários que são emitidos por bancos ou instituições financeiras.

Funciona como se você emprestasse seu dinheiro ao setor imobiliário para que esse pudesse se desenvolver. Como compensação, no futuro, recebe seu dinheiro de volta com correção.

A rentabilidade da LCI pode ser definida no ato do investimento (pré-fixada) ou depois (pós-fixada). No primeiro caso, você consegue saber exatamente o quanto vai receber, no segundo não, ainda que não haja perda.

O que é LCA e como funciona?

Por sua vez, LCA é sigla para Letra de Crédito do Agronegócio. A única coisa que muda com relação à LCI é o mercado que você está financiando ao “emprestar” seu dinheiro, digamos assim.

Assim, ao investir em LCA é como se você estivesse, por meio da instituição financeira, fornecendo dinheiro a produtores rurais ou cooperativas visando a produção, comercialização e desenvolvimento do agronegócio.

Além do que você já sabe sobre o que é LCI e LCA, devo acrescentar ainda que quanto mais longo é o prazo para que você resgate o investimento, maior sua rentabilidade tende a ser.

Quando vale a pena investir em LCI’s e LCA’s?

LCIs e LCAs se tornaram populares por serem investimentos de renda fixa, ou seja, investimentos de baixo risco, que podem garantir um retorno interessante. Assim, se apresentam como boas opções para quem tem um perfil mais conservador, mas busca algo mais rentável que a poupança.

O sucesso desses produtos também se deve ao fato de contarem com a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) que assegura até R$ 250 mil a você, por instituição, caso o banco ou financeira em que você fez o investimento quebre.

Aprender o que é LCI e LCA ajuda a entender ainda que, se são investimentos de baixo risco, são investimentos cujo rendimento também tende a ser baixo. Além do mais, são opções que só garantem um retorno quando você pode esperar pelo prazo de vencimento, do contrário, pode sair no prejuízo.

Com tudo isso, vale a pena investir em LCI e LCA quando:

  • Você está em busca de um investimento de baixo risco;
  • Quando você pode esperar até o vencimento para fazer o resgate;
  • Quando você comparou LCI e LCA com outros investimentos de renda fixa e os primeiros se mostraram mais rentáveis;
  • Você não vai investir mais de R$ 250 mil em um mesmo produto ou em uma mesma instituição.

Custos e Tributação do Investimento em LCI e LCA

Quem sabe o que é LCI e LCA sempre destaca que uma vantagem desses investimentos é o fato de serem isentos Imposto de Renda (no caso de pessoas físicas).

Isso significa que ao calcular o quanto seu investimento vai render ou rendeu, você não precisa descontar o valor de nenhum tributo para saber quanto dinheiro vai ter de fato.

Sabendo disso, é importante que você tenha mais uma coisa em mente: ao avaliar rentabilidades, se o CDB ― outro tipo de investimento em renda fixa ― parecer mais atraente, lembre-se de que esse sim sofre incidência do Imposto de Renda.

Com isso, em suas análises, vai ser preciso considerar o valor a ser descontado dos rendimentos do seu investimento em CDB e então comparar o resultado com sua projeção para a LCI ou LCA.

Por fim, vale conferir se o banco ou instituição que você buscou para fazer o investimento cobra alguma taxa, ok?

Qual é o melhor para você?

Agora que você entende um pouco mais o que é LCI e LCA, saiba que definir qual é o melhor investimento para você é algo que depende de seus objetivos e interesses.

De forma geral, posso dizer que o melhor é o que tiver uma rentabilidade maior no momento em que você for investir, mas isso não é tudo. É importante que você tenha atenção ao vencimento.

Se você precisa do dinheiro de volta um pouco mais rápido, ainda que uma Letra de Crédito tenha rentabilidade superior, a outra pode acabar sendo a melhor escolha para te garantir algum retorno.

Conclusão sobre LCI e LCA

A ideia de investir em LCI e LCA é uma boa alternativa para você que quer colocar seu dinheiro para trabalhar e já entendeu que deixá-lo na poupança pode ser sua pior decisão de investimento.

O fato de serem opções seguras é interessante para te dar tranquilidade, mas é preciso ter cuidado para não ficar sem dinheiro disponível para uso imediato. 

Além do mais, lembre-se sempre de comparar LCI e LCA a outros investimentos de renda fixa, considerando os diferentes fatores que podem influenciar o resultado.

Gostou do post e quer aprender mais? Leia também Erros ao investir: os mais comuns para iniciantes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *