Tempo de leitura: 4 minutos
Você se considera jovem demais para pensar sua aposentadoria? Acha que o futuro está garantido porque você vai se aposentar pelo INSS? Chega mais, vamos conversar!
O que é a aposentadoria?
Aposentadoria é o termo usado para se referir ao afastamento definitivo do trabalho. Em geral, acontece após longos anos de atividade no mercado profissional, mas também pode ocorrer por invalidez.
Seja como for, uma vez que alguém se aposenta, deixa de receber salários, mas ainda pode receber do governo e/ou de outras fontes uma renda mensal para pagar suas contas e viver sua vida.
Tipos de aposentadoria
Para aprofundar seu entendimento, vamos aos diferentes tipos de aposentadoria que existem no Brasil:
- Aposentadoria por tempo de contribuição;
- Aposentadoria especial por tempo de contribuição;
- Aposentadoria por idade;
- Aposentadoria por idade da pessoa com deficiência;
- Aposentadoria por tempo de contribuição do professor;
- Aposentadoria por invalidez;
- Aposentadoria privada.
Aposentadoria do INSS vs. aposentadoria privada
Os seis primeiros tipos de aposentadoria que mencionei são garantidas pelo INSS aos contribuintes da Previdência Social.
Todo trabalhador que tem carteira assinada se torna um contribuinte do INSS porque o repasse da verba deve ser feito automaticamente, mês a mês, pelo empregador. Quem fica desempregado perde esse repasse automático a menos que se planeje para pagar o INSS por conta própria.
Já o último tipo de aposentadoria é algo que você busca por conta própria. Algumas pessoas optam por essa alternativa para ter um complemento à aposentadoria do INSS, que pode ser baixa.
Outras porque se planejam para aposentar mais cedo do que o permitido pelas regras do governo (o fator idade mínima não se aplica à aposentadorias por invalidez).
Como planejar a sua aposentadoria
Quanto mais cedo você começar a planejar sua aposentadoria, melhor. Caso você sinta que está atrasada nesse sentido, não deixe que isso paralise você: a hora de começar é agora.
Quando falo em planejamento de aposentadoria, estou sugerindo a você investir em uma aposentadoria privada. Com isso, aqui vão algumas dicas para o seu planejamento:
- Defina quando você gostaria de se aposentar
Você se lembra do Evaristo Costa, ex-jornalista da Globo? Pois é, ele recusou uma proposta da emissora para se aposentar porque foi isso que ele planejou. Com 13 anos, definiu que gostaria de alcançar a independência financeira para que, aos 40, já não precisasse mais trabalhar. Conseguiu.
É certo que fazer algo assim pode ser bem difícil, mas isso não impede que você também se planeje e corra atrás;
- Estime a renda mensal que você gostaria de ter
Quanto você quer ganhar por mês depois de se aposentar? Para definir esse valor, você precisa ser realista porque serão seus aportes ao longo da vida que formarão seu fundo de aposentadoria que, por sua vez, lhe garantirá um montante a cada mês.
Lembre-se de que, no futuro, você terá despesas que não tem hoje e vice-versa. O plano de saúde para idosos é mais caro, por sua vez, pode ser que você já tenha quitado sua casa própria.
- Saiba como poupar e como investir dinheiro
Optando pela aposentadoria privada, você vai precisar planejar suas finanças para poder fazer aportes mensais para seu fundo de aposentadoria.
Por isso, você precisa economizar dinheiro e aprender a investir, algo que pode ser feito com a minha ajuda e a do Cuide de Sua Bolsa!
Como funciona o cálculo da aposentadoria
Calcular a aposentadoria pode ser um pouco complicado, por isso, é interessante recorrer a simuladores. Caso você queria saber quanto vai receber da Previdência Social, use a Calculadora INSS.
Bancos e instituições financeiras oferecem programas de Previdência Privada e, em geral, também contam com ferramentas que lhe permitem fazer uma simulação para saber quanto investir a cada mês para ter o montante desejado ao se aposentar.
Ainda, você pode planejar seus investimentos por conta própria, destinando parte dos rendimentos à sua aposentadoria. Neste caso, os cálculos vão variar com base no tipo de investimento, sua rentabilidade e o tempo.
Melhores formas de conseguir viver de renda e se aposentar
Para fechar este post sobre aposentadoria, vou passar a você brevemente algumas dicas do que você precisa fazer para conseguir ser como o Eduardo Costa, ou seja, se aposentar e viver de renda:
- Conheça suas finanças (o quanto você recebe, o quanto gasta, o quanto consegue poupar);
- Pague dívidas em atraso;
- Monte um planejamento financeiro considerando a sua aposentadoria privada;
- Coloque o planejamento em ação, seja com um programa de Previdência Privada ou aposentadoria por investimentos (quantia a ser poupada e investida a cada mês);
- Aprenda continuamente sobre investimentos para fazer seu dinheiro render mais.
Todo mundo quer ter uma vida tranquila no futuro, sem precisar ter preocupações depois de anos de trabalho. Melhor ainda é conseguir se aposentar mais cedo e ter dinheiro para realizar vários sonhos. Por isso, planejar a aposentadoria é importante!
Se você precisa de ajuda para cuidar de suas finanças, siga acompanhando o blog e, caso queira uma orientação extra, entre em contato comigo!
