Como funciona o Desafio 2 reais

Tempo de leitura: 3 minutos

Poupar dinheiro é um hábito muito difícil para você? Que tal mudar isso começando com uma pequena atitude? Com um pouquinho de persistência, você pode deixar de ser uma pessoa gastadora e se transformar em uma pessoa poupadora. Para ajudar nessa missão, preparei o Desafio 2 reais.

Funciona assim: toda nota de 2 reais que passar na sua mão, você vai guardar. Recebeu um troco, achou perdido na bolsa ou na calça, uma nota de 2 reais? Guarde! No final do mês você junta tudo o que guardou e faz um pequeno investimento.

Com o desafio, você se compromete a guardar dinheiro toda vez que uma nota passar pela sua mão. O importante aqui é dar esse pontapé inicial. Daqui a algumas semanas, você vai ver como juntar dinheiro será cada vez mais fácil, até se tornar um hábito quase automático.

Se você estiver realmente comprometida a colocar este desafio em prática, verá como é simples acumular, e então terá coragem para partir para voos maiores. Após criar o hábito de poupar dinheiro e aproveitando o montante que você conseguiu acumular, recomendo que você adquira conhecimento sobre como investir seu dinheiro.

Quais são as vantagens do desafio?

Fazer economia sem impacto para o bolso

Qual é o peso de R$ 2 para o seu orçamento? Aparentemente, nenhum. Você não vai ficar mais pobre se gastar uma nota comprando um chocolate, por exemplo.

Por outro lado, começar guardando uma pequena quantia, em vez de comprar aquele chocolate, não vai ter impacto nas despesas, mas vai fazer uma grande diferença depois de algumas semanas.

Ou seja, aquela nota que desapareceria no consumo pode ser guardada sempre. Aos poucos, quase sem perceber e sem comprometer seu bolso, você junta um bom dinheiro. E o melhor: está ao alcance de qualquer pessoa, não importa a renda mensal de cada um.

Então, esta é a primeira das vantagens do desafio 2 reais: você economiza sem desequilibrar o orçamento.

Cultivar o hábito de economizar

Cultivar hábitos saudáveis faz parte da educação financeira que precisa ser integrada ao nosso cotidiano. A economia é um desses hábitos.

Então, o desafio 2 reais vai bem além de simplesmente juntar certa quantia em dinheiro. Ele é vantajoso porque leva as pessoas a criar o hábito de economizar, mesmo que seja uma quantia mínima.

Depois que tal hábito passa a fazer parte de seu cotidiano, guardar dinheiro se torna uma tarefa bem mais fácil.

Treinar a disciplina e a perseverança

Para levar o desafio até o fim, você vai precisar de muita disciplina e perseverança. Parece fácil quando vemos os valores relativamente pequenos no começo, principalmente nas primeiras notas.

No entanto, à medida que as semanas passam, as coisas podem se complicar se você não for persistente e organizado. É preciso resistir à tentação de usar a quantia já acumulada para outros fins que não sejam o seu objetivo principal.

Acima de tudo, é fundamental separar o dinheiro e não se esquecer de depositar ou guardar no cofrinho. Uma boa ideia é pegar a quantia acumulada no mês e aplicar em um investimentoo, por exemplo. Com o dinheiro fora da vista, fica mais fácil resistir à tentação de gastar e você garante um rendimento a mais.

Deixe seu comentário e se junte à nós no Desafio 2 reais! =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *