Como economizar dinheiro: separamos as 8 melhores dicas

Tempo de leitura: 4 minutos

Ganhar na loteria ou descobrir como transformar mil reais em um milhão? Sorte existe e boas estratégias de investimento também, mas mantendo os pés no chão, uma das coisas mais importantes a se aprender é como economizar dinheiro!

“Falar é fácil, difícil é fazer”, já dizia o ditado, não é mesmo? Provavelmente, você já sabe que precisa encontrar formas de guardar algum dinheiro, mas se chegou a este post deve ser porque está enfrentando dificuldades com essa missão. Por isso, separei 8 ótimas dicas. Confira!

#1 Quite sua dívidas para economizar dinheiro

Se você quer descobrir como economizar dinheiro, uma de suas prioridades precisa ser quitar suas dívidas. Dívida é sinônimo de juros que podem quase literalmente comer suas receitas.

Se possível for, pague suas dívidas à vista para conseguir um desconto. Se não, negocie com os credores para definir parcelas adequadas ao seu orçamento mensal para evitar agravar a situação. Caso você tenha dívidas com juros altos, estude substituí-las por outras com juros menores, como o empréstimo com garantias.

#2 Crie uma reserva de emergência

Você já imaginou se um revés acontece e você mal tem dinheiro no banco para pagar suas contas básicas? Certamente, eu não desejo que você passe por isso, mas saber que a possibilidade existe pode motivar você a poupar um pouquinho todos os meses.

Uma de minhas orientações de planejamento financeiro é aprender a poupar dinheiro. Poupar permite que você crie uma reserva de emergência que, eventualmente, pode evitar a contração de dívidas. Por isso, é algo que aparece nessa lista de dicas de como economizar dinheiro.

#3 Vá fazer compra com dinheiro vivo

Hoje em dia, quem usa aplicativos de banco consegue acompanhar em tempo real a movimentação que acontece na própria conta a cada compra ou pagamento realizado.

Se você não aposta nesse recurso ou se simplesmente não sente o impacto a cada notificação do app, minha dica é para que você faça compra com dinheiro vivo.

Não faz ideia de como economizar dinheiro? Saia com o dinheiro na bolsa ou na carteira e experimente a sensação de ver o montante diminuir a cada novo gasto. Isso vai motivar você a entender que pode ser possível fazer alguns cortes.

#4 Reveja seus gastos essenciais (fixos)

Quando o objetivo é descobrir como economizar dinheiro, muita gente foca na possibilidade de cortar ou reduzir gastos variáveis. A estratégia é válida, mas minha dica é para que você olhe também para os gastos fixos.

Seu atual plano de telefonia móvel, por exemplo, pode ser entendido como um gasto essencial, mas pode ser revisto. Se você quer economizar, que tal buscar um plano mais em conta? A ideia se aplica a diversos outros serviços que utilizamos.

 #5 Estipule uma meta de economia mensal

Metas são poderosas! Se você diz para si mesma que quer descobrir como economizar dinheiro e quer fazer isso, pode acabar desistindo no meio do caminho se não contar com algo “palpável”.

Economizar, assim sem dizer mais nada, é muito vago. Por isso, minha dica é para que você tenha uma meta como, por exemplo, guardar 15% do salário. Isso vai ajudar você a ficar mais atenta aos seus gastos e a se comprometer mais.

#6 Crie prazos para os seus objetivos

Mesmo que você tenha metas, porém, deslizes podem acontecer e acabar com seu plano. Por isso, outra dica de como economizar dinheiro é criar prazos para seus objetivos.

Você estabeleceu uma meta mensal porque quer fazer a viagem dos seus sonhos? Então, faça as contas e estipule um prazo válido para que você consiga juntar o dinheiro de que precisa.

Para alcançar seu objetivo, você certamente vai ter que manter a disciplina e economizar no dia a dia.

#7 Faça uma pesquisa boa antes de comprar qualquer item um pouco mais caro

Essa dica de como economizar dinheiro é essencial, mas por algum motivo, nem todas as pessoas se lembram dela: pesquise!

Sempre que decidir comprar um item de maior valor, dedique-se a pesquisar os diferentes preços do mercado. Às vezes, dá trabalho e a gente sempre preguiça, mas você vai agradecer a economia feita.

Lembre-se de que vivemos em um mundo cada vez mais digital e que é possível pesquisar e comparar preços pela internet, o que facilita bastante a vida. Caso sua compra seja mesmo online, atente-se a questões como o valor do frete e, se for pagar no crédito, o número de parcelas sem juros.

#8 Use apps que te ajudam a economizar dinheiro

Antes, mencionei os aplicativos de banco como uma ferramenta que pode nos ajudar a acompanhar a movimentação de nossas contas bancárias. Você tem outras opções, porém.

Existem diferentes aplicativos como o Guia Bolso e o Organizze que podem ser úteis para organizar sua vida financeira e ajudar você a acompanhar melhor suas receitas e gastos. Algo que contribui para entender se você está economizando o suficiente e segue no caminho certo para alcançar seus objetivos.

Gostou do post? Saiba o que é uma planilha de gastos e conheça mais uma aliada em sua missão de economizar dinheiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *